segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

LELÊ E A ÁRVORE

LELÊ E A ÁRVORE

A árvore de Natal da Lagoa já faz parte do calendário turístico do Rio de Janeiro, atraindo milhares de pessoas para assistir sua inauguração.
Por sorte, nosso apartamento fica bem em frente ao local das solenidades inaugurais, portanto, assistimos de “camarote” em nossa varanda, a espetacular queima de fogos que precede a inauguração.
Ano passado, Lelê com apenas 4 meses dormia durante o foguetório,  não presenciando o fiasco, pois com excesso de fumaça, talvez por falta de vento, o espetáculo da queima de fogos deixou muito a desejar, cobrindo a Lagoa com um espesso manto de fumaça, que levou vários minutos para se dissipar.
Esse ano, com Lelê espertíssima, pintando e bordando, aguardávamos com ansiedade a reação da nossa netinha ao queima dos fogos, pois ela adora ver o avô babão emitindo o som de foguetes e bombas.
Normalmente ela dorme por volta das 20,00 horas, mas em nossa casa, com toda o movimento no prédio e na vizinhança, estava elétrica, dando a impressão que ficaria firme até a inauguração.
A natureza cooperou, afastando as nuvens com uma suave brisa, concedendo aos cariocas um belo entardecer, que documentei com a câmera do meu telefone.
Após uma cantoria insossa, com Simone, Família Lima e outra ilustre desconhecida cantando musicas totalmente fora do contexto, pois nenhuma enfocou o tema do Natal, finalmente as 21,00 horas começou o show tão esperado.
Dessa vez não houve qualquer senão. Um espetáculo realmente maravilhoso, com os fogos dando a impressão de cair na nossa varanda.
Sem nenhum vestígio de fumaça, os foguetes explodiam numa miríade geométrica de cores esfuziantes, deixando todos maravilhados.
Lelê, no colo da avó, assistia hipnotizada ao esplendoroso espetáculo, que deve ter durado uns 10 minutos.
A imensa árvore com cores e desenhos renovados a cada ano, resplandecia majestosa, adornada por uma cora de fogos que explodiam numa dança mágica de cores e formas.
Poucos minutos após o encerramento da queima dos fogos, Lelê extasiada mas exausta, entregou os pontos, adormecendo no colo da avó.
A pequenina queimou muitas energias aguardando a festa, dançando, sapateando e aprontando muitas. Tenho a impressão que essa minha netinha vai ser uma grande bailarina.
Degustando uns salgadinhos acompanhados de um “caju amigo”, coca-cola e cervejas, ficamos mais algum tempo na varanda, porem a brisa leve, mas fria, interrompeu nossa vigília.
Com árvore inaugurada, fogos maravilhosos, Lelê deslumbrada e entregue ao mundo dos sonhos, demos nossa empreitada por encerrada recolhendo-nos aos aposentos para o merecido sono dos justos.
Vick, meu fiel escudeiro, exausto após essa tarde-noite estressante, cerrava fileiras em nossa retaguarda.
A inauguração da arvore da Lagoa é realmente um espetáculo digno de ser visto!


José Roberto- 01/12/14

Um comentário:

  1. Pena que não pude assistir, e pelo que descreveu deve ter sido realmente muito bonito.
    É importante alternar temas leves, pois falar só de política e corrupção pode fazer mal a saúde.
    Alem do asco pode comprometer nosso estomago sem falar no saco.
    Uma boa e leve variação.

    ResponderExcluir