quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO, DONA DILMA.

FELIZ ANO NOVO, DONA DILMA

Dona Dilma encerra o primeiro ano de governo com aprovação recorde, batendo até seu inventor, o maroto Batráquio apedeuta,
O interessante é que essa pesquisa foi encomendada pelo CNI, cujo presidente foi o sujeito que pagou 900 mil ao ministro Fernando Pimentel, para fazer a palestras espíritas em Minas, aquelas das quais não participou de corpo presente, mistérios que somente os mineiros entendem e podem explicar.
Uma pergunta: algum de meus leitores já foi entrevistado pelo Ibope ou similar?
Tenho cá para mim, que o sorteio “aleatório” do universo a ser pesquisado, é distribuido entre 90% dos beneficiados pelos Bolsas Famílias e etecetera, e os 10% restantes, entre a população em geral.
A Mãe do PAC, grande administradora e tocadora de obras, termina o ano bem devagar, com o PAC quase paralisado, oitenta por cento das obras atrasadas e uma das menores taxas de investimento, pois o grosso da grana federal foi utilizada nas despesas de custeio e para cobrir os rombos deixados pelo antecessor.
Até sua pretensa firmeza como dedetizadora da Esplanada pode ser questionada, pois dos sete ministros escafedidos, um saiu porque quis e seis, somente foram a lona por força e obra da mídia, e mesmo assim extirpados a fórceps, pois a resistência palaciana a evidência dos fatos foi hercúlea, não resistindo porem ao clamor popular.
A lenda da dureza da Mãe do Pac caiu por terra, pois até elogios a ministro corrupto foram proferidos no bota fora, sob aplausos e lagrimas da Presidente.
Convem destacar a grande contribuição de Dona Dilma a língua portuguesa, ao criar um novo sinônimo ou designação ao ato de roubar, furtar, surrupiar, ou desviar dinheiro público: “Mal Feito”, expressão prontamente incorporada ao idioma de Camões e Rui.
Mesmo considerando o fato de não simpatizar com a Presidente, tenho que levar em conta a herança maldita que lhe foi imposta pelo seu criador.
Um corpo de ministros altamente questionável, pois alguns ao invés de ocupar salas no Palácio da Esplanada, deveriam ocupar celas em presídios de segurança máxima, outros com qualificações duvidosas, frutos do compadrio ou do peleguismo sindical, alem de um enorme buraco nas finanças publicas, objeto direto do esforço gasto para sua eleição.
Na política exterior, ensaiou uma mudança de rumo logo no inicio do governo, ao criticar o desrespeito aos direitos humanos no Irã e Cuba, porem ficou apenas no ameaço, continuando firme em sua aliança com o Bufão Chaves, com esquerdista Correia e o cocalero Morales, não dando um pio sobre os atentados a liberdade de imprensa, cometidos pela vizinha “mui amiga” Cristina.
Nesse aspecto, nossa política externa segue as mesmas diretrizes do PSD de Cassab, não é de direita, nem de esquerda, nem de centro, nem a favor, muito menos ao contrário.
Dona Dilma termina o ano sem dizer a que veio, na sombra do antecessor, com imensas dificuldades para proferir o brado de independência e alçar vôo com asas próprias.
Ameaça para o início do ano uma reforma ministerial, que poderá ser o primeiro passo no rompimento das amarras que a ligam ao passado.
Pelo menos num aspecto Dilma foi muito melhor que Lula, nos poupando de improvisos que castigaram nossos ouvidos e macularam seguidamente a língua pátria.
Um grande alívio!

José Roberto- 28/12/11

4 comentários:

  1. Caro Zé
    Acredito que Dilma teve dificuldades em seu primeiro ano, pelos problemas que você bem enumerou,
    Aos poucos, ela irá escapando a sombra negativa do antecessor, que se recusa a sair das luzes da ribalta, atrapalhando ao invés de ajudar.
    Talvez tenhamos boas surpresas no próximo ano.
    Feliz ano novo a voce e a todos.
    Antonia

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ze
    A Dilma, me parece, tera dificuldades nao so no 1o. ano, pelas mais diversas naturezas, ja que nao foi treinada p/ ser presidente e controlar 37 ministerios, so com magia. O que preocupa e o alto indice de apoio - acho que merece uma analise mais profunda, ate algumas teses de mestrado/doutorado. Eu tb nunca fui entrevistado nem conheco ninguem que tenha sido, mas diga-se a favor da verdade, seja a favor ou contra.

    ResponderExcluir
  3. Governar seriamente nosso pais, com esse time de políticos não é moleza.
    Dilma está fazendo o que pode, e ainda vai melhorar, depois que se livrar desses trastes que compoem seu ministério.
    Vamos dar tempo ao tempo.

    ResponderExcluir
  4. No ano que vem teremos eleições para prefeitos e vereadores. Sabendo de antemão que a Dona Dilma não tem aptidão para o trato político, provavelmente o ex-melhor presidente dará o tom nas campanhas pelo Brasil todo. A partir das eleições de 2012, começaremos a sentir até que ponto o Lula estará predisposto a retornar ao planalto. O ano de 2012 será o ano que realmente a Dona Dilma mostrará se manda ou não manda na “Ilha da fantasia”, colocando ministros escolhidos por ela e que poderão ajudá-la a tentar a reeleição. Se continuar como está, provavelmente seu governo continuará enfraquecido e fadado ao engrandecimento do seu criador, que só está esperando para dar o bote. Isto se a doença dele deixar. Estou acreditando nas pesquisas do CNI, assim como estou acreditando que o Brasil será campeão na Copa de 2014.

    Vanderlei

    ResponderExcluir